TAÇA FAIR-PLAY

TAÇA FAIR-PLAY
Treinadores e Dirigentes haverão, que de muito se podem orgulhar..Campeonatos, Torneios...etc... mas eu ganhei um que para sempre me vou lembrar e também orgulhar! até porque para tal também muito me esforcei e trabalhei... A TAÇA FAIR-PLAY!!!! Torneio Trofintas Cup 2010 do CD Trofense...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Contributos para a compreensão do conceito do Fair-Play

Fair-Play
Contributos para a compreensão do conceito
“É notório que a prática do Fair-Play no Desporto Infanto-Juvenil se encontra olvidada, ou até mesmo colocada propositadamente para segundo plano, visto que esta se encontra muitas vezes em conflito com a política do Ganhar a todo o Custo”.

Introdução
O Treino de Jovens Atletas no Futebol é sem margem de dúvidas um campo em larga progressão, alicerçada no número elevado de Escolas de Futebol que vêm proliferando pelo nosso país, bem como no crescente número de interessados neste fenómeno.
Todavia, uma análise realizada a este fenómeno, evidencia-nos que as preocupações se centram em demasia nas questões relacionadas com o desenvolvimento do Futebolista e pouco com o desenvolvimento do cidadão.
Procuraremos ao longo deste artigo debater um conceito que para alguns se assume como tabu e para outros como tema a “abater”, o Fair-Play.

1.O que é afinal o Fair-Play?

Para Gibbons et al. (1995) a definição de Fair-Play está sempre associada aos seguintes comportamentos:
respeito pelas regras, pelo árbitros e suas decisões, respeito pelos outros, promover a igualdade de oportunidades e manter o auto-controlo em todas as situações.

Hon & O´connor (1994), perspectivam o conceito de uma forma mais global,
não sendo apenas uma forma de jogar o jogo, mas uma maneira de estar na vida.

No nosso entender o Fair-Play significa uma busca incondicional pelo prazer que o jogo proporciona, perseguindo arduamente a vitória, com esforço, empenho e dedicação, sem esquecer o necessário respeito pelos regulamentos, árbitro, colegas de equipa, adversários e público.
Jogar com Fair-Play significa retirar prazer do jogo, independentemente do resultado, vendo no esforço e no empenho, uma forma briosa de superação.
Diríamos que para jogar com Fair-Play é antes de mais necessário, estar-se vacinado contra o “vírus da Vitória a todo o custo”.

2.Será possível promover o Fair-Play?

É certo que a maioria das pessoas reconhece a importância do Fair-Play no Desporto, como forma de conferir a este um estatuto mais humanista.
Contudo, na hora de assumir a responsabilidade, os adultos significativos do desporto “descartam” essa possibilidade.
Assim, importa referir que “Os valores, os princípios e os comportamentos, não são transmissíveis de pais para filhos de acordo com as leis genéticas, ou seja, têm de ser praticados”.(Gonçalves, 2005). Significa que o Fair-Play, não pode ser “injectado” nos jovens como se de uma vacina se tratasse.
O Fair-Play está intimamente associado a comportamentos, e estes terão de ser operados.

3. O Treinador na Promoção do Fair-Play

Os estudos são unânimes ao considerarem o Treinador como o adulto significativo que mais influencia os comportamentos dos jovens atletas.
De facto, um olhar mais atento pelas investigações feitas revela que quanto maior for o respeito do treinador pelos princípios do Fair-Play, maior o vínculo dos atletas ao mesmo princípio.
Assim, importa que cada treinador, no seu labor diário, relacione de modo simbiótico o trabalho de natureza táctico-técnica com o desenvolvimento dos valores.
Jamais poderá ser esquecido que antes do Atleta, vem o Homem, ou seja, se é verdade que poucas crianças que iniciam a prática do Futebol, virão a ser profissionais, não é menos verdade que todas elas serão “cidadãos”.
A este respeito importa convocar um estudo levado a cabo pela Federação Italiana de futebol, onde se conclui que em cada 16 000 crianças que iniciavam a prática do futebol, apenas uma chegava à 1º Liga Italiana. Dá para reflectir…

4. É possível conciliar o Fair-Play com a vitória desportiva?
Esta é uma questão que muitas vezes se levanta e que na maioria das vezes carece de uma resposta clara e inequívoca.
A grande maioria das crianças quando questionada acerca desta temática, assumem que quem joga com Fair-Play quase sempre perde.
Ora, na verdade todas as crianças desejam a vitória desportiva e se associam o Fair-Play ao fracasso desportivo é normal que tendam a manifestar condutas desajustadas.
Neste capítulo, compete a todos os adultos envolvidos no fenómeno desportivo explicar aos Jovens que ganhar ou perder é uma consequência da competição e não se encontra associada a boa ou má conduta desportiva.
Atentemos no seguinte exemplo:
A Liga Portuguesa de Futebol atribui às equipas que participam nas Ligas profissionais, o Prémio Fair-Play de acordo com o seu comportamento.
Na época 2007\2008, na Liga Vitalis a prémio Fair-Play, foi atribuído ao Trofense, equipa vencedora desse campeonato.
Esta é uma prova cabal de que a Vitória Desportiva é conciliável com o bom comportamento, respeitando adversário, árbitros, colegas e todos os outros intervenientes na prática desportiva.

GARANTO-VOS AMIGOS
MAIS DO QUE SER PRIMEIRO É UM ORGULHO RECEBER O PRÉMIO FAIR PLAY
MELHOR DO QUE SAIR DO CAMPO COM UMA VITORIA É SAIR DO CAMPO COM ALEGRIA.

Sem comentários:

Nós

Amo-vos Família...!